Comprar com menos GAS




SAIBA COMO COMPRAR ALIMENTOS COM MENOS GORDURAS, AÇÚCAR E SAL.


Vai às compras e não sabe se está a fazer uma boa opção? Acha que palavras como light, soja, digestiva, podem ser a solução? Não se deixe enganar e confirma com as cores do Semáforo Nutricional!



O que é o Semáforo Nutricional?
É uma representação gráfica com cores semelhantes às do semáforo de trânsito que foi inicialmente desenvolvido pela Food Standards Agency.
Permite saber se o alimento tem muito ou pouco dos seguintes quatro nutrientes: gordura, gordura saturada, açúcar e sal.
Quando consumidos em excesso, estes nutrientes aumentam o risco de doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade, diabetes, hipertensão, cancro, etc.


Quais os critérios?
Consulte a tabela nutricional por 100g de produto e verifique em que cor se  irá "encaixar" o valor de cada nutriente.





O que significam as cores?
Se os nutrientes estiverem representados a
VERMELHO - significa que terá uma elevada quantidade desse mesmo nutriente
AMARELO - significa que terá uma quantidade média
VERDE - significa que a quantidade do nutriente será baixa.


Se pretender ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, deverá escolher com maior frequência os alimentos com mais nutrientes a verde e laranja do que a vermelho.

Se quiser saber mais sobre este sistema, que existe desde 2007, e que recentemente (Junho 2013) sofreu uma atualização, consulte o guia original.

o

LIGHT

O que é?

Um produto light teve uma redução de pelo menos 30% em pelo menos um dos seus nutrientes (no caso do sal será só de 25%) face a um produto semelhante.

Light é uma alegação nutricional legislada pela Rectificação ao Regulamento (CE) n.o 1924/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Dezembro de 2006.

Não significa que não tem calorias, nem que será magro! Veja por exemplo os iogurtes gregos light que ficam muito aquém de um iogurte magro.

Assim, desengane-se aquele que acha que um produto light vai ser a solução para o seu emagrecimento...

Ler os rótulos, principalmente a informação nutricional, é fundamental!!!


Atualizado a 08/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário