Avançar para o conteúdo principal

Fibra - como ingerir mais fibra?


Fibra
Linhaça moída, sementes de chia, flocos de aveia e sementes de linhaça


A nutricionista recomenda: A obstipação, ou prisão de ventre, é algo que afeta muitos de nós. Contudo, é importante clarificar que só é diagnosticada como patologia se as evacuações forem menos de 3 vezes por semana.

O estilo de vida é um dos fatores determinantes para o mau funcionamento dos intestinos, nomeadamente a pouca ingestão de alimentos ricos em fibra e de líquidos, a falta de exercício físico (é verdade!!!) e o uso excessivo de laxantes. A gravidez e algumas patologias também podem levar à prisão de ventre.

Assim, de forma a contornar este problema deixo aqui uma mistura de diferentes tipos fibra que podem ser úteis para melhorar a obstipação. Mas ATENÇÃO, o aumento de fibra tem de ser feito em paralelo com o aumento da ingestão de água, pois se assim não for, poderá ter o efeito contrário e agravar a prisão de ventre!

Para além desta mistura, deverá reforçar a sua alimentação (que deve ser equilibrada, tendo por base a Roda dos Alimentos) com todo o tipo de legumes e fruta, incluindo a fruta seca (por exemplo as ameixas secas), leguminosas, como o feijão, grão, lentilhas e com cereais integrais, como o trigo e cevada.

TOME NOTA: Recomenda-se para os homens uma ingestão entre os 30 e 38 gramas de fibra por dia, e para as mulheres uma ingestão entre 21 e 25 gramas de fibra por dia.


Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de aveia
  • 1 colher de sobremesa de linhaça moída
  • 1 colher de sobremesa de sementes de chia
  • 1 colher de chá de sementes de linhaça


Esta mistura é excelente para comer com iogurte (por exemplo do tipo bifidus) logo pela manhã.

Aproveite e logo a seguir beba um bom copo de água, assim garante que pelo menos 200ml já são ingeridos e vá bebendo ao longo do dia até perfazer 1,5 a 2 litros.

Não se esqueça que a sede já é um sinal de desidratação. Não espere por ter sede para beber água!

Faça também a atividade física pois isso também vai estimular o funcionamento dos intestinos. Faça pelo menos caminhadas diárias de 30 minutos, podem ser seguidas ou 3 caminhadas de 10 minutos cada.

Veja aqui os benefícios da fibra.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lohikeitto (sopa de salmão finlandesa)

Esta sopa é um prato tradicional Finlandês e serve como refeição principal. Apesar de já ir há 3 anos para a Finlândia fazer o meu desporto favorito - Cross-country skiing - só este ano descobrimos esta delícia reconfortante num país tão frio. Foi por acaso no centro de Helsínquia enquanto fazíamos tempo para apanhar outro voo para Ivalo que espreitámos o menu de um restaurante e vimos que era dia de lohikeitto e o preço era em conta (coisa também menos habitual). Resolvemos experimentar! Adorámos e por isso já a fizémos cá! Aqui fica a receita. Ingredientes (para 4 pessoas): 400 g de lombos de salmão 1 cebola média 1 colher de sobremesa rasa de manteiga 1 colher de sobremesa de azeite 800 g de batata 200 ml de caldo de peixe cozido (caseiro, o meu foi de cabeça de cação) 200 ml de água 200 ml de natas light 1-2 colheres de sopa de endro picado (dill) Para quem gosta, dá para acrescentar: 1 cenoura Pimenta moída na hora Preparação: 1. Corte o salmão em cubo

Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS

Um bolo "light" em alternativa ao bolo de requeijão e chocolate!  Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS A nutricionista recomenda: Acho que cortei uma fatia demasiado grande... ficou só para a foto, pois não consegui acabá-la! Sim... Não devemos abusar!  Apesar de esta receita ter sido uma adaptação de uma receita de bolo de requeijão e chocolate que tinha do livro de receitas da minha avó, poderia ainda ter feito pelo menos mais uma melhoria: utilizar frutose em vez de açúcar ... mas não tinha em casa.    Ainda assim, mudei uma série de coisas: Troquei o chocolate pela alfarroba Reduzi para apenas meia chávena a quantidade de óleo Uma das chávenas de farinha foi de farinha integral Utilizei requeijão light em vez de normal Em vez de duas chávenas de açúcar coloquei uma e meia Consegui uma receita de um bolo delicioso com menos algumas calorias ! Num próximo pos

Creme de beterraba para bebés e não só!!!

Uma sopa simples, saudável e deliciosa perfeita para toda a família, incluído para bebés nesta fase de diversificação alimentar. Este creme fica com uma cor maravilhosa e para aqueles que acham que terá "sabor a terra" (sabor característico da beterraba) fiquem a saber que nem se sente! E olhem que cá em casa tenho um pequeno rapaz super esquisito com a comida e esta sopa ele gostou! Vamos ao que interessa...  Ingredientes (para cerca de 5 sopas de adulto e 3 de bebé)  1 beterraba  1 curgete sem casca 1 batata doce laranja 2 cenouras  Meio nabo 2 dentes de alho Azeite q.b.  Água para cobrir os legumes creme balsâmico - não coloquei na de bebé A preparação é básica: na panela de pressão para reduzir as perdas de vitaminas e o tempo de confeção (que reduz também o gasto de gás ou energético) .  Depois triturar tudo e regar com um fio de azeite.  No empratamento do creme de beterraba para os crescidos, incluindo o meu jovem rapaz, colo